Régua, placa e manta: conheça as diferenças e as vantagens de cada formato de piso vinílico

piso vinílico se encaixa facilmente em diferentes perfis de projeto graças à variedade de formatos que esse revestimento dispõe, agregando benefícios como agilidade na instalação, praticidade na manutenção e conforto térmico/acústico.

Embora todas as opções de formatos de pisos vinílicos partam de uma base comum – são feitos de PVC misturado a outros ingredientes, como cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos –, nem todo piso vinílico é igual.

Os diferentes formatos de pisos vinílicos. Fotos: Divulgação/ Tarkett
Os diferentes formatos de pisos vinílicos. Fotos: Divulgação/ Tarkett

Para tirar proveito do que cada tipo pode oferecer, é preciso conhecer primeiro qual é a diferença entre os formatos de pisos vinílicos: placa, régua e mantas. Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre o assunto:

Veja também:
Quais são os formatos de piso vinílico?

Os pisos vinílicos podem ser encontrados em três formatos:

  • Régua
  • Placa
  • Manta

régua é o formato mais tradicional de piso vinílico. Ela abrange praticamente toda a oferta de padrões amadeirados, cuja proposta é justamente reproduzir a estética das longas tábuas retangulares de madeira natural.

 

Piso vinílico em régua – Foto: Divulgação/Tarkett

placa também é popular entre os vinílicos, principalmente quando a ideia é diversificar o padrão para um visual mais moderno e colorido. Também é a aplicação ideal para piso elevado, que necessita de placas autoportantes.

 

Piso vinílico em placa – Foto: Divulgação/Tarkett

Diferente da placa e da régua, considerados modulares, o piso vinílico em manta é distribuído em rolos e sua aplicação fica visualmente mais uniforme. Ele também não possui juntas, pois são seladas na instalação.

 

Piso vinílico em manta Foto: Divulgação/Tarkett

Considerando o cenário de uma reforma, por exemplo, todos os formatos acima podem ser instalados sobre os pisos existentes, como por exemplo o de cerâmica, desde que o contrapiso esteja nas condições necessárias.

Quais são as dicas para usar cada um desses formatos?

A régua é a escolha segura de qualquer projeto, especialmente naqueles em que o visual aconchegante e acolhedor da madeira estará em destaque na paleta de cores, texturas e materiais.

Se a ideia é ousar um pouquinho mais na disposição das peças, é possível criar paginações divertidas, como a clássica chevron ou espinha de peixe. São tantas as possibilidades de aplicação que elas não se restringem ao piso: podem subir pelas paredes e chegar ao teto!

Uma régua convencional colada mede 184 x 950 mm, mas você pode encontrá-la em tamanhos diferentes na versão clicada e também no grande formato (XL) de 228 x 1830 mm.

 

Pisos vinílicos em réguas XL – Foto: Divulgação/Tarkett

A modularidade faz da placa um formato igualmente criativo como é a régua, mas com o diferencial de ter ainda mais opções para paginar, já que nela há consideravelmente mais chances de se combinar formas geométricas, padrões e cores nas versões coladas e clicadas.

No mercado, existem modelos que vão desde as clássicas peças quadradas e retangulares em diversos tamanhos chegando até as mais inusitadas, como a triangular e a trapezoidal. É possível encontrar também opções na versão XL de 950 x 950 mm.

Piso vinílico placa XL – Foto: Divulgação/Tarkett

A aplicação do piso vinílico em manta é recomendada para ambientes que requerem atenção ainda maior com a limpeza, conforto e resistência, pois acumulam menos sujeira por conta do selamento das juntas, além de proporcionarem excelente acústica e resistência ao tráfego.

Geralmente distribuídos em rolos, as mantas vinílicas são bastante utilizadas em quartos e ambientes infantis, pois entregam conforto térmico, colaboram com a qualidade do ar interno e são antialérgicas.

Piso vinílico em manta – Foto: Divulgação/Tarkett

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Back to top